terça-feira, 1 de novembro de 2022

Frida Kahlo e suas obras

Frida Kahlo e suas obras

Algumas aulas atrás, conhecemos um pouco sobre a história de Frida Kahlo através dos livros: "Frida Kahlo: para meninas e meninos" e "Frida Kahlo e seus animalitos".

Conhecemos como essa pintora mexicana passou por diversos momentos difíceis mas isso nunca foi um obstáculo para realizar grandes pinturas. Então, que tal conhecermos algumas de suas obras?

Quadro "Viva la Vida", de 1954
Frida adorava cores vibrantes em sua obra e o vermelho das melancias transmitem seu entusiasmo. Foi seu último quadro.

Quadro "O ônibus", de 1929
Aqui, é retratado o ônibus, pouco antes de um grave acidente que Frida sofreu aos 18 anos, tendo que ficar mais de 1 ano na cama em repouso absoluto.

Quadro "Autorretrato com vestido de veludo", de 1926
Para que Frida ocupasse seu tempo, durante a estadia no hospital, sua mãe colocou um espelho no teto e adaptou um cavalete para que ela pudesse continuar pintando mesmo em sua cama.

Quadro "Raízes", de 1943
Nesse quadro, Frida está ligada à terra, como prova de sua forte ligação com seu país, o México.

Quadro "Autorretrato", de 1940
Aqui, Frida desenhou alguns dos animais que a rodeavam em sua casa.


Quadro "Frida e Diego Rivera", de 1931
Nesse quadro, podemos ver o grande amor de sua vida, o também pintor mexicano Diego Rivera.

E aqui temos a Casa Azul, onde viveu Frida e lugar no qual hoje, abriga um museu dedicado à ela, localizado na Cidade do México.

Agora, vamos à tarefa: escolha uma das obras de Frida que você viu aqui no blog e faça uma releitura em seu caderno de desenho. Na aula de quinta, todos vocês apresentarão o que fizeram aos colegas. Então, caprichem!

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

O México e o império Asteca

 O México e o império Asteca

"Os astecas foram uma das principais civilizações pré-colombianas (conjunto de povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus) e viviam na região da Mesoamérica. A capital do Império Asteca – Tenochtitlán – foi estabelecida no local onde hoje fica a Cidade do México, capital desse país. Os astecas ficaram conhecidos por terem desenvolvido uma civilização bastante sofisticada."



"Os astecas foram a principal civilização mesoamericana e uma das principais civilizações pré-colombianas. Construíram sua capital em meados do século XIV e tinham uma cultura rica, que herdou elementos de diversos povos da Mesoamérica (região da América Central que corresponde a países como México, Guatemala, El Salvador etc.), tais como toltecas e maias. Sua sociedade era hierarquizada, cada qual possuindo seu papel específico.

Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta. Os astecas foram conquistados em 1521, após os espanhóis – aliados com outros povos indígenas – terem conquistado a cidade de Tenochtitlán"

"A economia dos astecas girava em torno, principalmente, do que a agricultura fornecia. O cultivo agrícola dos astecas era considerado muito próspero, e os historiadores atribuem isso à técnica de cultivo utilizada: as chinampas. Nessa técnica, os astecas desenvolviam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco utilizando material orgânico do fundo do lago.



A partir delas, eles produziam itens variados, mas o milho era o principal item cultivado. Os astecas também produziam feijões, pimentas, tomates, goiabas, mamões etc. Também se alimentavam da carne de perus e peixes, por exemplo."

"Um marco importante da história sobre as origens dos astecas é a fundação de sua capital, a cidade de Tenochtitlán, em 1325. Os astecas estabeleceram-se na região de Tenochtitlán a partir da construção de um templo feito de bambu. A escolha do local para o estabelecimento dos mexicas ocorreu a partir de uma determinação de sacerdotes, que avistaram um presságio (sinal enviado pelos deuses): uma águia pousada em um cacto devorando uma serpente.

Com a fundação e o crescimento de Tenochtitlán, os astecas desenvolveram relações comerciais com as grandes cidades vizinhas. Eles tinham também uma notável força militar, além de terem realizado aliança com outras grandes cidades da região. Surgiu nesse momento uma aliança entre Tenochtitlán, Texcoco e Tlacopan, a qual ficou conhecida como Tríplice Aliança."


Agora, clique no link abaixo e complete a cruzadinha sobre essas informações que você acabou de ler! Para ver as dicas, basta clicar no número que aparece dentro dos quadradinhos e digite as letras para responder. São 6 respostas. Depois, deixe aqui nos comentários seu nome e quantas respostas você conseguiu!

Cruzadinha Asteca



quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Ritmos e Sons Mexicanos

 Oi turma!

Vamos conhecer hoje um pouco dos ritmos e sons que fazem do México ser conhecido mundialmente! Assista o vídeo e depois clique no link abaixo para responder o teste!

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Quiz 1

 Oi turma!

Como parte da tarefa de hoje (18/10), você deve clicar no link abaixo e responder um questionário sobre o que já aprendemos sobre México! Pense bem antes de clicar na resposta. Em cada resposta correta, você marca 2 pontos. Bora lá!

Clique aqui e responda o teste!

Depois, deixe nos comentários o seu nome e quantos pontos marcou!



domingo, 16 de outubro de 2022

A cultura Mexicana

A Cultura Mexicana

    A cultura mexicana, de origem milenar, muito rica e diversa, sofreu a influência de vários povos. Entres eles, destacam-se alguns povos pré-colombianos, como os astecas e maias, que viveram em território mexicano por milênios e construíram sociedades complexas e de enorme riqueza cultural, e os espanhóis, que colonizaram o país e impuseram suas tradições para esses povos.

    O México é o país latino-americano que mais recebe turistas do mundo todo. Milhões de pessoas visitam-no para conhecer os vários pontos turísticos, que incluem vestígios das civilizações pré-cambrianas, como a Pirâmide de kukulcán e o sítio de Tulum, elementos da colonização espanhola, como o Museu de Belas Artes do México e o Templo de Santo Domingo, além das belas praias, como as de Cancún e Acapulco.

Pirâmide de Kukulcán

   culinária tradicional mexicana também deriva da mistura entre as antigas tradições indígenas e a cozinha espanhola. Com pratos típicos muito saborosos, como a Tortilla, o Burrito, Nacho, Guacamole, Mixiote, Chilli com carne e outros, a culinária mexicana foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 2006. As principais bebidas do México são a Cerveza Mezcal, Piña Colada, Ron e a Tequila.

Tacos Mexicanos

    E não podemos falar sobre cultura mexicana, sem citar a pintora Frida Kahlo, muito conhecida por seus auto-retratos e por sua história de superação devido alguns problemas de saúde, como a poliomelite que afetou sua perna. Na aula de hoje, pudemos assistir esse vídeo abaixo contando um pouco de sua história.


    E, para a tarefa de hoje, você deve deixar aqui abaixo um comentário contando sobre o que achou de mais interessante sobre a cultura mexicana e justificar. Não esqueça de colocar seu nome para que a professora saiba quem comentou, ok? Depois que a professora verificar a mensagem, seu comentário será publicado para que todos os colegas possam ler. Posso contar com você?


sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Dados sobre o México

 Olá turma!

Esse blog será um espaço para ampliar os conhecimentos sobre nosso país para a Feira do Conhecimento: o México!


O México, oficialmente nomeado como Estados Unidos Mexicanos, localiza-se no continente da América do Norte, fazendo fronteira com os Estados Unidos e também com a Guatemala e Belize.


Alguns dados sobre o México:
Capital: Cidade do México
Idioma: Espanhol (e mais de 60 línguas indígenas)
Área: 1.964.380 km²
Habitantes: 128,9 milhões
Religião: Mais de 90% da população é cristã
Moeda: Peso Mexicano (1 peso mexicano equivale a R$ 0,26)
Sistema de governo: Presidencialista 


Sempre que houver alguma atualização no blog, a professora avisará em sala de aula. Você pode deixar uma mensagem em cada post do blog com suas dúvidas ou contando sobre o que achou, porém, só será publicado após a professora autorizar. Não esqueça de deixar seu nome ao final das mensagens para que a professora e os colegas saibam quem escreveu.




Frida Kahlo e suas obras